Renegar as bases da nossa cultura???
--Já são poucas as escolas do nível secundário em Portugal que leccionam cadeiras como latim ou grego. Agora o governo português ameaça acabar com os estudos clássicos em Portugal. Como é possível fazer uma coisa destas que põe em causa as bases da cultura portuguesa?
--Está neste momento a decorrer uma petição on-line, para que esta "vontade" do governo português não vá para a frente, promovida pela APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos), pelo Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra e pelo Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa (as duas últimas instituições, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, são as únicas em Portugal onde ainda existe um departamento ou instituto para os estudos clássicos). Basta clicar aqui para assinar essa petição.
--Um pequeno exemplo: a ideia que nós temos do povo norte americano, ou seja, que os americanos têm uma cultura geral muito baixa, muito em causa devido ao sistema de ensino que data de 1950 e que não se adapta à actualidade. Esse mesmo sistema renega a época clássica. Só se toca no assunto muito, mas muito levemente. E segundo muitos docentes norte americanos é esse o problema, ou seja, não é explicado devidamente ao povo americano as bases culturais de um país colonizado por europeus, logo não se interessam em aprofundar os estudos, sendo que a taxa de abandono escolar é muito alta, pois os estudantes não sentem qualquer tipo de atractivo nas matérias que estudam.
--É assim que se quer Portugal num futuro próximo? Se a resposta for não, assinem a petição. Se a resposta for sim, aconcelho-vos a mudarem de país, pois se não estão aqui para lutar então também não vale a pena ficarem aqui para verem quando é que isto vai cair!
--Se há algo em que nos podemos gabar de sermos superiores em relação aos americanos (não que precisemos disso), acreditem, que é na educação. O nosso sistema educativo não é dos melhores, mas comparado com o sistema educativo americano é um paraíso de cultura que não podemos deixar morrer. Se queremos um país melhor, se queremos que este país vá para a frente, temos que nos agarrar ao que temos de bom, que pode não ser muito, mas pode ser o suficiente para não mergulharmos numa crise ainda mais profunda e da qual jamais recuperaremos!
--Assinem a petição, não é um favor que fazem, é sim um gesto que vai demonstrar a este governo que Portugal quer cultura!!!
.
Vanessa Ferreira
2comentadores...:
Assinei e estou escandalisado com o facto de que se ouse sequer pensar em suprimir as línguas clássicas do nosso ensino!
O que vem a seguir? A Filosofia e a História Universal?
Ontem deu um debate na rtp moderado por José Alberto Carvalho dedicado as nossas escolas publicas, onde o insucesso e abandono escolar são cada vez maiores. Os jovens também não se sentem atraídos pelo modo como ensinam nas escolas portuguesas e eu sou uma delas. Acho o nosso ensino um tanto ou quanto antiquado, e teorico demais. Eu já pensei varias vezes em desistir de estudar mas como estou na recta final não vale a pena. Graças a Deusa que em breve vou deixar de frequentar o ensino português. temos de mudar este pais temos de reformular o ensino torna lo mais dinamico, mais atractivo para que daqui a uns anos não haja gente só com a quarta classe como no tempo dos nossos pais.
Enviar um comentário
<< Home